15 abril 2012

Matéria completa: Titanic 100 anos


Na noite de 14 de abril de 1912 exatamente ás 23:40, um pedido desesperado de socorro atravessou o ar frio do Atlântico Norte. O maior navio de cruzeiro do mundo estava afundando.
Doze embarcações ouviram o pedido desesperado. Algumas estavam longe demais para ajudar, outras não conseguiam acreditar que o poderoso Titanic estava em apuros.



Ficha Técnica
Construção: Harland and Wolff
Lançamento: 31 maio 1911
Porto de registro: Liverpool
Viagem inaugural: 10 abril 1912
Estado: afundou após colisão com um iceberg no meio do Oceano Atlântico
Fatalidade: 15 abril 1912
Tipo de navio: a vapor de passageiros
Comprimento: 256m
Valor(na época): 7,5 milhões de dólares
Tripulação: 860
Passageiros: 2.570


O famosa lenda
Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.


O navio - construção
A construção do RMS Titanic começou em 31 de março de 1909. Seu casco foi lançado ao mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de março do ano seguinte. Seu comprimento total era de 270 m, sua largura era de 28 m, com 46 mil toneladas e apenas o motor atingia a altura equivalente a um prédio de 3 andares.


Botes
Na fase de projeto, Carlisle sugeriu que o Titanic usasse um novo, e maior, tipo de turco com cada um podendo segurar quatro botes, dando ao Titanic a capacidade de carregar 64 botes de madeira. Entretanto, a White Star Line decidiu que apenas 16 botes salva-vidas seriam carregados, que poderiam acomodar apenas 1.178 pessoas (33% de capacidade total do Titanic).


Fatalidade
Ao colidir com um iceberg, nas últimas horas do dia 14 de abril, o transatlântico se rompeu e afundou às 2h20, levando consigo a vida de mais de 1.500 pessoas nas águas gélidas do Atlântico norte. Ao choque e à incredulidade pela notícia, soma-se agora, no rescaldo da acachapante tragédia, a ânsia pelas respostas às perguntas que não querem calar. 


Sobreviventes
CategoriaPessoas a BordoNúmero de SobreviventesPercentual de SobreviventesNúmero de MortosPercentual de Mortes
Primeira Classe32919960.5 %13039.5 %
Segunda Classe28511941.7 %16658.3 %
Terceira Classe71017424.5 %53675.5 %
Tripulação89921423.8 %68576.2 %
Total2.22370631.8 %1.51768.2 %


A última sobrevivente: Malvina Dean
Elizabeth Gladys Millvina Dean, nasceu em 2 de fevereiro de 1912 e faleceu em 31 de maio de 2009 - mesmo dia e mês do lançamento ao mar do Titanic. Foi a última sobrevivente do naufrágio do RMS Titanic, ocorrido a 15 de abril de 1912. Com 2 meses e 27 dias de idade, ela era a mais jovem passageira do navio.
Titanic: a última sobrevivente (Fantástico - 1995)

A história por quem mais sofreu: o navio
Meu nome é, Titanic
Vale muito a pena assistir, apenas 2min e 50seg de vídeo.

Outros vídeos interessantes
Titanic - 1912 Original Video Footage (fotos antigas)
Titanic - Before and After

100 anos
O Arquivo N, programa da Globo NEWS, relembra os cem anos do naufrágio do Titanic.
Vale apena assistir o documentário completo da tragédia: 100 anos de Titanic


Mitos do cinema
Inafundável: Segundo o cientista Richard Howells, do Kings College, de Londres, na Inglaterra, a companhia nunca afirmou que o navio era “inafundável”. O termo começou a ser usado pela imprensa e indústria do cinema após o acidente.

A última música: No filme de James Cameron, a banda do navio afunda e toca a canção “Nearer, My God, To Thee” (“Mais perto de ti, meu Deus”) aos passageiros que não conseguiriam sobreviver. Segundo Simon McCallum, curador dos arquivos no Instituto Britânico de Cinema, testemunhas oculares confirmaram que a banda tocou no deck, mas discordaram de que música se tratava.

Capitão Smith: O comandante do navio, capitão Smith, foi retratado como herói no cinema e ainda ganhou estátuas e cartões postais. Porém, ele é apontado por especialistas como o principal culpado pelas falhas na estrutura de comando a bordo. Smith não deu atenção aos alertas contra gelo e iceberg nem reduziu a velocidade da embarcação quando já se sabia da presença de gelo na rota do navio.

Joseph, o presidente da White Star: acusado de escapar da embarcação no primeiro barco salva-vidas disponível, deixando para trás mulheres e crianças, acredita que as acusações são injustas.

Terceira classe: O filme “Titanic” mostra que os passageiros da terceira classe foram forçados a ficar longe do deck e impedidos de alcançar os barcos salva-vidas. Richard Howells, do Kings College de Londres, afirma que não existe evidências para confirmar tal história.


Finalizando
Após o naufrágio do Titanic, com a perda de centenas de pessoas, as leis que regiam a construção de transatlânticos foram alteradas. Todos os navios construídos depois do Titanic teriam que ter botes salva vidas para todos a bordo. Os telegrafistas teriam que ficar a trabalhar durante a noite. A Patrulha Internacional do Gelo foi criada para monitorar, alertar e até destruir icebergs que viessem a oferecer riscos à navegação.


Curiosidades
  • Na altura da colisão, a tripulação do Titanic pareceu ter avistado luzes no céu e no mar que, seriam do navio SS Californian, menor, a cerca de 16 km. O Titanic lançou fogos de artifício para pedir ajuda e, o outro navio pareceu aproximar-se. Porém, as luzes desapareceram de repente. Consta que seria o Californian, que se recusou a ajudar o Titanic.
  • Supõe-se que se a colisão do Titanic com o iceberg tivesse sido frontal, apenas um compartimento ou no máximo 2 teriam ficado destruídos, sendo que o fecho das comportas automáticas solucionaria o problema, e a viagem poderia prosseguir normalmente. Também se supõe que, caso o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes, a colisão teria sido evitada.
  • 4 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson (n. 1861 - m. 1915) escreveu um livro dramático intitulado Futilidade (Original: Futility, or the Wreck of the Titan), que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril - tal e qual como foi com Titanic - choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.

Comentários
15 Comentários

15 laços:

Anônimo disse...

Waaaaaau! com essa materia fiquei até de boca aberta! pra falar a verdade me deu ate um certo medo KKKKKK'
mais é OTIMO o seu post, maravilhoso
Beeeijo | Garotas de Fase

Vida de Garota disse...

Nossa, é tão triste isso, eu gosto de ver o filme e sempre choro! :/ Eu quero ver o filme 3d deve ser maneiro!

Beijos; @Raah_Castroo
www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

Bah Bordin disse...

qro mto assitir esse filme 3D mas na minha cidade nao vai passar =/

http://kli-che.blogspot.com.br/

Priscilalirow disse...

sou muito fão adoro, apesar do desastre eu amo a historia!
beijinhos *-*

http://priscilalirow.blogspot.com.br/

Mayara disse...

Uoooouuuu...que post perfeitoo!!!
matéria perfeita..
nossa eu adoro a história, apesar de triste é emocionante!
Tbm to louca pra assistir em 3D...
Beijinhos!!!

http://espacofemininoaqui.blogspot.com.br

Laís H. disse...

Acho a história super triste, mais a história é super interessante! Enquanto ao filme é o que eu mais chorei (e choro!) até hoje... ^^

Beijinhos!

http://laisebiamusicandstyle.blogspot.com.br/

Tay Lima disse...

Uau, você é muito boa nisso
uma fonte completa gostei *-*'
Parabéns :D
http://blogstayy.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Perfeita a materia, amey de verdade, essa é uma história cheia de curiosidades e com a chegada do filme (3d) é assunto pra muito papo rs, adorei saber mais :)

bjãoo

Sthephany Lopes disse...

Titanic, o eterno navio dos sonhos :S
Amor, obrigada pela dica ;D
Retirei, tava com preguiça de atualizar mesmo, hehe ^^'
Volta?
Chêrim da Lola ;**
loladelight.blogspot.com

Jéssika Vitória disse...

Olá flor, obrigada pelo comentário lá no blog vim aqui retribuir:>O pessoal fala que esse desastre aconteceu porque quem construiu disse que nem Deus não afundaria não detonaria no navio, então o desastre aconteceu!!Beijos♥
http://perfectgirl-vivi.blogspot.com.br/

Gislaine disse...

Eu sou fanática sobre o Titanic, já li várias reportagens sobre ele e nunca me canso,ele virou uma lenda que nunca mais será esquecido.
http://i-teenbr.net.tc

Klara :3 disse...

Noossa, mãe de Deus O.o
Que medo, e que triste, é uma pena isso ter aconetecido, eu quero assistir o filme em 3d deve ser super massa uahusahau
bjão ;*

http://garotaimperfeita.tk/

Unknown disse...

Essa história marcou a vida de muita gente, e o filme é demais, quero mto assisti o Titanic em 3D.

www.ecleticus.com

Bia Rodrigues disse...

Meu deus que materia maravilhosa *O* Que pesquisa em menina, Parabéns o/

gente eu amo a historia do titanic, são tantos detalhes que sempre me fascinaram, desde que assisti ao filme quando era criança comecei a querer saber o que era verdade e o que não, agora eu nunca tinha visto uma tabela da porcentagem de mortos por classe, isso realmente foi surpreendente.

Ah! parabéns também pela escolha da foto do post, deixou ele muito mais "fascinante"

Beijos, http://pepperlipstick.blogspot.com.br/

Poliana Araújo disse...

Oi, tudo bom?
Sempre é um prazer te ter lá no meu blog, volte sempre.
Eu sou apaixonada por esse filme desde os meus 14 anos, adorei seu post, mesmo, mesmo!!
Não tinha a minima ideia de muita coisa que você colocou e adorei saber delas.
A foto escolhida é linda.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

Postar um comentário