Na noite de 14 de abril de 1912 exatamente ás 23:40, um pedido desesperado de socorro atravessou o ar frio do Atlântico Norte. O maior navio de cruzeiro do mundo estava afundando.
Doze embarcações ouviram o pedido desesperado. Algumas estavam longe demais para ajudar, outras não conseguiam acreditar que o poderoso Titanic estava em apuros.
Ficha Técnica
Construção: Harland and Wolff
Lançamento: 31 maio 1911
Porto de registro: Liverpool
Viagem inaugural: 10 abril 1912
Estado: afundou após colisão com um iceberg no meio do Oceano Atlântico
Fatalidade: 15 abril 1912
Tipo de navio: a vapor de passageiros
Comprimento: 256m
Valor(na época): 7,5 milhões de dólares
Tripulação: 860
Passageiros: 2.570
O famosa lenda
O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.
O navio - construção
A construção do RMS Titanic começou em 31 de março de 1909. Seu casco foi lançado ao mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de março do ano seguinte. Seu comprimento total era de 270 m, sua largura era de 28 m, com 46 mil toneladas e apenas o motor atingia a altura equivalente a um prédio de 3 andares.
Botes
Na fase de projeto, Carlisle sugeriu que o Titanic usasse um novo, e maior, tipo de turco com cada um podendo segurar quatro botes, dando ao Titanic a capacidade de carregar 64 botes de madeira. Entretanto, a White Star Line decidiu que apenas 16 botes salva-vidas seriam carregados, que poderiam acomodar apenas 1.178 pessoas (33% de capacidade total do Titanic).
Fatalidade
Ao colidir com um iceberg, nas últimas horas do dia 14 de abril, o transatlântico se rompeu e afundou às 2h20, levando consigo a vida de mais de 1.500 pessoas nas águas gélidas do Atlântico norte. Ao choque e à incredulidade pela notícia, soma-se agora, no rescaldo da acachapante tragédia, a ânsia pelas respostas às perguntas que não querem calar.
Sobreviventes
Categoria | Pessoas a Bordo | Número de Sobreviventes | Percentual de Sobreviventes | Número de Mortos | Percentual de Mortes |
Primeira Classe | 329 | 199 | 60.5 % | 130 | 39.5 % |
Segunda Classe | 285 | 119 | 41.7 % | 166 | 58.3 % |
Terceira Classe | 710 | 174 | 24.5 % | 536 | 75.5 % |
Tripulação | 899 | 214 | 23.8 % | 685 | 76.2 % |
Total | 2.223 | 706 | 31.8 % | 1.517 | 68.2 % |
A última sobrevivente: Malvina Dean
Elizabeth Gladys Millvina Dean, nasceu em 2 de fevereiro de 1912 e faleceu em 31 de maio de 2009 - mesmo dia e mês do lançamento ao mar do Titanic. Foi a última sobrevivente do naufrágio do RMS Titanic, ocorrido a 15 de abril de 1912. Com 2 meses e 27 dias de idade, ela era a mais jovem passageira do navio.
Meu nome é, Titanic
Vale muito a pena assistir, apenas 2min e 50seg de vídeo.
Outros vídeos interessantes
Titanic - 1912 Original Video Footage (fotos antigas)
Titanic - Before and After
100 anos
O Arquivo N, programa da Globo NEWS, relembra os cem anos do naufrágio do Titanic.
Mitos do cinema
Inafundável: Segundo o cientista Richard Howells, do Kings College, de Londres, na Inglaterra, a companhia nunca afirmou que o navio era “inafundável”. O termo começou a ser usado pela imprensa e indústria do cinema após o acidente.
A última música: No filme de James Cameron, a banda do navio afunda e toca a canção “Nearer, My God, To Thee” (“Mais perto de ti, meu Deus”) aos passageiros que não conseguiriam sobreviver. Segundo Simon McCallum, curador dos arquivos no Instituto Britânico de Cinema, testemunhas oculares confirmaram que a banda tocou no deck, mas discordaram de que música se tratava.
Capitão Smith: O comandante do navio, capitão Smith, foi retratado como herói no cinema e ainda ganhou estátuas e cartões postais. Porém, ele é apontado por especialistas como o principal culpado pelas falhas na estrutura de comando a bordo. Smith não deu atenção aos alertas contra gelo e iceberg nem reduziu a velocidade da embarcação quando já se sabia da presença de gelo na rota do navio.
Joseph, o presidente da White Star: acusado de escapar da embarcação no primeiro barco salva-vidas disponível, deixando para trás mulheres e crianças, acredita que as acusações são injustas.
Terceira classe: O filme “Titanic” mostra que os passageiros da terceira classe foram forçados a ficar longe do deck e impedidos de alcançar os barcos salva-vidas. Richard Howells, do Kings College de Londres, afirma que não existe evidências para confirmar tal história.
Finalizando
Após o naufrágio do Titanic, com a perda de centenas de pessoas, as leis que regiam a construção de transatlânticos foram alteradas. Todos os navios construídos depois do Titanic teriam que ter botes salva vidas para todos a bordo. Os telegrafistas teriam que ficar a trabalhar durante a noite. A Patrulha Internacional do Gelo foi criada para monitorar, alertar e até destruir icebergs que viessem a oferecer riscos à navegação.
Curiosidades
- Na altura da colisão, a tripulação do Titanic pareceu ter avistado luzes no céu e no mar que, seriam do navio SS Californian, menor, a cerca de 16 km. O Titanic lançou fogos de artifício para pedir ajuda e, o outro navio pareceu aproximar-se. Porém, as luzes desapareceram de repente. Consta que seria o Californian, que se recusou a ajudar o Titanic.
- Supõe-se que se a colisão do Titanic com o iceberg tivesse sido frontal, apenas um compartimento ou no máximo 2 teriam ficado destruídos, sendo que o fecho das comportas automáticas solucionaria o problema, e a viagem poderia prosseguir normalmente. Também se supõe que, caso o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes, a colisão teria sido evitada.
- 4 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson (n. 1861 - m. 1915) escreveu um livro dramático intitulado Futilidade (Original: Futility, or the Wreck of the Titan), que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril - tal e qual como foi com Titanic - choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.